1 de junho de 2011

POR QUE A COCA-COLA É PRETA?

Por que a coca cola é preta? Acho que muitas pessoas já se fizeram essa pergunta, e sempre tem “um espertinho” que diz “ela é preta porque ela não é laranja” ou “ela é preta porque não é branca.” Ou coisas do tipo, mas responder ou dar um bom ponto de partida nada né!?!
            Pois bem, para você que quer um ponto de partida legal, que não tenha essas graçinhas no meio da resposta, podemos começar com alguns ingredientes de que é feito o refrigerante, digo alguns porque a fórmula exata da Coca-Cola é um segredo industrial protegido por várias patentes, e nem sequer são conhecidas quais as matérias-primas usadas, “nem sobre tortura eles entragam a fórmula gelada, doce e viciante”.
                                                       
O refrigerante Coca-Cola normal tem como ingredientes, aromatizantes naturais, água gaseificada, açúcar, cafeína, extrato de Noz de cola, corante caramelo IV, acidulante Ácido Fosfórico (INS 338). É um produto não alcoólico, sem glúten e não contém quantidades significativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibras alimentares.
            Bom, o significado das cores é muito relativo, então vamos analisar as cores por uma visão mais física, vamos começar dando um conceito para luz: A luz é um movimento ondulatório que possui frequências muito altas (cerca de 1014 hertz) e cada cor que compõe a luz branca, luz branca é a mistura de várias as cores, possui uma frequência diferente.
             Fontes de Luz -Numa primeira abordagem, mais superficial, pode-se dizer que a reflexão é a causa mais comum da emissão de luz (a grande maioria dos corpos que vemos reflete a luz que recebe) são corpos iluminados. Mas há muitas outras causas: por exemplo, qualquer corpo aquecido a partir de certa temperatura torna-se luminoso. A termodinâmica diz que qualquer corpo, a qualquer temperatura, emite radiação eletromagnética.
            Visto que os raios de luz incidentes no objeto são provenientes de uma fonte de luz, a mesma possui diversas cores que a compõe, ou seja, os raios incidentes possuem todas as cores que possamos imaginar. Acontece que cada objeto reage de uma maneira a esse feixe de luz, de forma a receber a maioria das cores e refletir (não absorve) uma única cor. Essa cor não absorvida é a cor que vemos o objeto!

        
.........................................................................
DEISE S. LIMA - Acadêmica do curso de Física, 6° período - UNIR
            

Um comentário: