24 de junho de 2011

Efeito fotoelétrico

Esse é o nome dado ao fenômeno observado pela primeira vez por Heinrich Hertz em 1887. O efeito fotoelétrico consiste na emissão de elétrons pela matéria sob a ação da luz (radiação) conforme vemos na figura abaixo:
Figura1: Radiação incidindo em uma placa condutora


Para se observar o efeito fotoelétrico, é conveniente utilizar um eletroscópio de folhas conforme visualizamos a figura abaixo:


Figura 2: Eletroscópio de folhas


No eletroscópio monta-se uma lâmina de zinco, se a lâmina estiver carregada positivamente a sua iluminação, por exemplo, com ajude de um arco voltaico, não influi na velocidade de descarga do eletroscópio. No entanto, se a lamina estiver carregada negativamente, o feixe de luz do arco descarrega o eletroscópio rapidamente.
Este fato só pode ser explicado de uma maneira. A luz provoca emissão de elétrons pela superfície da lamina, quando a lamina esta carregada negativamente, repele os elétrons e o eletroscópio descarrega-se. Quando está carregada positivamente, os elétrons emitidos sobre a ação da luz são atraídos e voltam ao eletroscópio. É por esta razão que a carga do eletroscópio não varia.


Por: Bruno Ferreira de Araújo                  aluno do curso de Física - UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário