10 de junho de 2011

O PARADOXO DO MACACO

           Suponha inicialmente que em uma bela manha de sol saímos para caçar macacos, embora pareça estranho todos nos possuímos um rifle equipado com mira a laser suponha também que somos muito bons de tiro e nunca em hipótese alguma, erramos um tirinho se quer. De repente avistamos um macaco pendurado em uma arvore “pedindo” pra ser acertado. Você mira... E atira.
          No entanto o macaco que nos observava se assusta com o clarão da arma de fogo, e instantaneamente solta o galho no mesmo instante em que a bala sai do seu rifle caindo somente sob a ação da força gravitacional. O que aconteceria com o macaco? Ele se salvaria por ter caído do local onde inicialmente estava ou mesmo assim seria assassinado por você?
          Caso você caro leitor, pertença à sociedade protetora dos animais, poderá processar as leis da física já que ela ajudou a matar o macaco. Isso mesmo, embora tenha caído do galho ele morreria.
          A razão da “terrível” morte do primata é que a força gravitacional (tão bem descrita por Isaac Newton) é uma lei que vale para ricos, pobres, homens, mulheres, macacos, balas e etc., ou seja, os corpos na vizinhança da terra caem sob a ação da força gravitacional e esta força imprime-lhes a mesma aceleração independente do valor de suas massas (desde que esta não seja zero). Assim o macaco seria atingido, já que o mesmo valor de deslocamento dele seria também experimentado pela bala, pode-se dizer que a bala cairá junto com o macaco.
          Agora você poderá deixar o seu rifle na mesa da sala da imaginação, esquecer as suas habilidades em tiro e voltar à vida real onde todos são fascinados pela física.

POR: HUALAN PATRICIO PACHECO

4 comentários:

  1. Essa foi engraçada! E bem explicativa. =D

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Deve ser maior de quarenta anos pra usar "seu bosta" como ofensa... mas verifique em NUSSENZVEIG, 1995, o texto é de lá

      Excluir