20 de junho de 2011

PARTÍCULAS DE FORÇA E UM POUCO SOBRE GRÁVITONS

               O que pode explicar a transmissão de forças entre duas partículas? Entre dois corpos, quaisquer que sejam suas características? Para responder a isto imagine inicialmente que você (pessoa 1) está patinando em direção a uma pessoa (pessoa 2) carregando uma bola de canhão (b) em suas mãos, esta pessoa por sua vez está patinando em sua direção sem carregar nada. A velocidade de ambos é pequena e à medida que vocês dois se aproximam a bola que está em suas mãos é lançada para a outra pessoa, por meio deste lançamento vemos que sua direção de deslocamento se inverte e o mesmo acontece com a direção de deslocamento da outra pessoa que apanhou a bola que foi lançada.
             Agora imagine que as pessoas da nossa experiência de pensamento, são seres que não carregam nada, porém se repelem, não no sentido de se odiarem, mas no sentido de haver uma força de repulsão entre elas. À medida que estas pessoas forem se aproximando uma da outra veremos que a velocidade de ambas irá diminuir até chegar a zero e depois se inverter, tal como no primeiro experimento que fizemos, porém com algumas diferenças. Vemos que a bola que foi lançada entre as pessoas se comporta como uma força de repulsão e se aumentarmos a velocidade desta bola e diminuirmos sua massa, veremos que a configuração se repetirá, então podemos tirar a conclusão de que partículas também podem transmitir força ou que forças são transmitidas por partículas. No entanto nem sempre ocorre na natureza à presença de forças repulsivas, caso contrário, não poderíamos nos aproximar de outras pessoas ou abraçar os nossos pais e etc.. Na teoria quântica de campos os grávitons são partículas que transmitem apenas à força de atração denominada gravidade, a mesma descrita matematicamente por Newton e Einstein e que agora ganhou uma nova roupagem, mas esta roupagem não nos salva de pular do prédio e morrer, nem de cair de cara no chão e sentir dor, entretanto isto nos permite interpretar a gravidade e dar a ela uma origem, uma causa e deixar Isaac feliz em seu túmulo.
               Se a teoria quântica de campos está certa então estamos imersos em um mar de grávitons, já que, pra onde olhamos vemos corpos dotados de massa, logo seria praticamente automático pensar que é mais fácil detectar os grávitons do que qualquer outra partícula de força, no entanto a força gravitacional é de longe a força mais fraca que existe, o que dificulta e muito a detecção da partícula, contudo podemos apenas ficar com a hipótese de que os grávitons são realmente presentes na natureza, e sermos gratos pela força gravitacional ser fraca, pois se ela fosse um pouco mais forte do que é talvez não estaríamos aqui, pelo menos não nesta forma, e se estivéssemos estaríamos abraçando qualquer pessoa que estivesse passando a poucos metros de nós, pense nas conseqüências e quantos maridos ciumentos iriam querer nos matar.

POR: HUALAN PATRICIO PACHECO

Nenhum comentário:

Postar um comentário