20 de junho de 2011

AS MARÉS

          O físico e matemático inglês Isaac Newton, foi o primeiro a tentar explicar de forma convincente a causa das marés, ao contrário de minha mãe e minha vó que afirmam que este fenômeno é coisa do capeta, o inglês usou a razão, o pensamento cientifico e um pouco da força gravitacional.
             Sabemos que a força gravitacional é bem descrita pela equação matemática que o próprio Newton apresentou:
          Onde G é uma constante universal, M1 é a massa de um dos corpos M2 é a massa do outro corpo em questão e R é a distancia de separação de ambas as massas. Vemos experimentalmente que esta força é atrativa não importa qual seja o valor das massas e quanto maior for a distância entre os corpos menor será este valor de atração. A lua, nosso satélite natural, exerce influência sobre a terra e conseqüentemente sobre todas as coisas que estão em seus domínios. O mar também é atraído pela lua e isto foi usado para explicar as marés. A figura abaixo ajudará a entender o que Isaac explicou:
            Vemos que a distância do ponto 2 (localizado na Terra) até a Lua é menor que a distância do ponto 1, assim podemos ver que por meio da equação da força gravitacional que a interação com o lado 2 é maior que a interação com o lado 1 o que causa uma atração da água para este ponto, vemos no entanto que o ponto oposto da terra, ou seja, o ponto 3 e o ponto 4 também são atraídos pela lua, percebe-se novamente que o ponto mais próximo da lua (ponto 3) será atraído mais fortemente que o ponto mais distante (ponto 4), isto resulta em uma maré alta do lado oposto da terra. Assim temos duas marés altas a cada 12 horas o que esta de acordo com nossas observações.
                Provavelmente se minha mãe e minha vó conhecessem Newton (ou pelo menos soubessem ler seus livros) ambas acreditariam na hipótese descrita acima, e talvez parassem de culpar o “Coisa Ruim” pelas marés, mas pensando bem posso até afirmar que elas o culpariam pela criação da gravidade e para este caso não teria Newton que desse jeito, já que nem ele conseguiu explicar o que é a gravidade, mas apenas descrever seus efeitos por meio da matemática apresentada acima.

POR: HUALAN PATRICIO PACHECO

Nenhum comentário:

Postar um comentário