1 de junho de 2011

O LUGAR ERRADO NA HORA ERRADA: ONDE VOCÊ NÃO DEVE ESTAR NUM DIA DE TEMPESTADE

Quem nunca ouviu falar em mitologia grega, nem que fosse por alto, sobre Zeus o senhor do céu, o deus das nuvens e das chuvas, que tinha no raio a sua maior arma. E quem nunca ouviu também alguém falar de alguma história de alguém ou alguma coisa atingida por raio numa tempestade?!
                                                 
Pois é, mas muitas pessoas se perguntam: o que exatamente são os raios, os relâmpagos e os trovões? Qual a diferença entre eles? E numa tempestade onde não deve-se ficar?
        Em um dia de muita chuva estamos sujeitos aos trovões e raios que podem ser extremamente perigosos para nossa integridade física e a maioria das pessoas não sabe o porque. Raios, relâmpagos e trovões são caprichos da natureza que são diferentes.
        O atrito de pequenas gotas de água, condensadas em nuvens, arrancam elétrons de umas transferindo-os para outras. As nuvens formadas podem, então, conter enormes quantidades de cargas elétricas. E numa tempestade as nuvens e a terra ficam carregadas com cargas elétricas diferentes e quando as gotas acumulam uma quantidade de cargas muito grande, de tal forma que as forças envolvidas não mais conseguem mais mantê-las, pode ocorrer a movimentação de elétrons e como resultado, têm-se enormes faíscas, que conhecemos como raios. E esses raios possuem uma quantidade enorme de energia e grande parte dessa energia pode se transformar em calor, fazendo com que o ar ao redor dos raios se "inflame", produzindo um clarão, denominado de relâmpago.
            Então podemos dizer que movimentação de elétrons lembra “raios” e o inflame produzido pela transformação da energia que está nos raios em calor são os “relâmpagos”. E o trovão que é a expansão do ar aquecido pela energia do raio provoca um ruído.
            Ai nesta altura do campeonato você pergunta-se: e o que tem as pobres árvores haver com isso?
            O que acontece é o seguinte ao procurar um caminho para sua descarga, o raio atinge pontos altos e pontiagudos, onde existe maior concentração de cargas. E árvore em campo aberto é uma boa pedida por causa do fator citado acima. Ou seja, ficar debaixo de uma árvore em campo aberto em dia de tempestade não é uma boa idéia para você manter sua integridade física.
                                        
             Mas se você for pego de surpresa por uma tempestade em local aberto deve ficar agachado e com os pés unidos, assim seu potencial elétrico diminui. Se você ficar em pé funcionará como um pára-raios, e ficar com as pernas afastadas o potencial em um de seus pés será maior e no outro pé será menor e essa diferença de potencial permite a passagem de corrente elétrica pelo corpo.
            Outra questão seria durante uma tempestade deve-se ficar fora do carro ou dentro dele? O mais seguro é ficar dentro do carro, pois, segundo físicos quando um carro é atingido por um raio, as cargas elétricas se espalham por sua superfície metálica externa sem colocar em grandes riscos quem está no interior do veículo. Ou seja a lataria funciona como uma proteção contra as cargas elétricas e através dos pneus, a eletricidade é descarregada para o solo.
            E sobre os mitos, o que falar do “mito que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar”, aliás, muitas pessoas usam esse termo. Mas pelo contrário, raios adoram cair várias vezes no mesmo local. Aquele horrível mastro de bandeira, que existe em Brasília, no meio da Praça dos 3 Poderes, é um exemplo, já foi atingido por raios inúmeras vezes. Infelizmente, resistiu.
                                                        

DEISE S. LIMA

3 comentários: